Como Dirigir Carro Manual - Segundo o DETRAN PASSO A PASSO

Como Dirigir Carro Manual O Único Passo A Passo Fácil E Sem Apagar

Como sair com o carro manual?

Para sair com o carro no dia do exame do DETRAN, é importante seguir os seguintes passos:

  1. Com o pé direito no freio, vá soltando o pé da embreagem aos poucos, até o ponto da meia embreagem.
  2. Mantenha o esquerdo na altura do ponto da embreagem e então solte devagar o pedal do freio.

O segredo para sair com o carro sem deixar ele morrer (motor parar de funcionar) é perceber o ponto da “meia embreagem” do veículo. Na metade do percurso entre o fundo da embreagem e o pedal solto (sem estar acionado) está o ponto em que o carro entra em movimento quando o freio é solto. A altura exata desse ponto depende do ajuste da regulagem e do desgaste da embreagem. Para dirigir bem, é fundamental identificar o “ponto da embreagem” .

Para que servem as marchas do câmbio manual do carro? 

As marchas do câmbio manual do carro servem para controlar a relação entre a velocidade do motor e a velocidade das rodas. Cada marcha é projetada para ser usada em uma faixa específica de velocidades e condições de condução.

  • Primeira marcha: É usada para sair com o carro quando ele está parado e para subir ladeiras íngremes. Ela fornece mais força ao motor, mas menos velocidade.
  • Segunda marcha: É usada para aumentar a velocidade do carro após sair com a primeira marcha. Ela ainda fornece bastante força ao motor, mas permite atingir velocidades maiores.
  • Terceira marcha: É usada para aumentar ainda mais a velocidade do carro. Ela fornece menos força ao motor, mas permite atingir velocidades ainda maiores.
  • Quarta marcha: É usada para manter uma velocidade constante em vias urbanas ou estradas com limite de velocidade moderado. Ela fornece menos força ao motor, mas permite atingir velocidades ainda maiores.
  • Quinta marcha: É usada para manter uma velocidade constante em estradas com limite de velocidade mais alto. Ela fornece menos força ao motor, mas permite atingir as maiores velocidades.

Alguns carros também possuem uma sexta marcha, que é usada para manter uma velocidade constante em estradas com limite de velocidade muito alto. Ela fornece ainda menos força ao motor, mas permite atingir as maiores velocidades com menor consumo de combustível.

É importante lembrar que cada veículo tem suas próprias características e é sempre bom consultar o manual do proprietário para obter informações específicas sobre o uso das marchas.

A velocidade ideal para trocar de marcha varia de acordo com o veículo, o tipo de motor e a situação de condução. Em geral, é recomendado trocar de marcha em baixas rotações do motor, entre 2000 e 2500 RPM, para garantir uma condução econômica e suave. No entanto, em situações de subida ou ultrapassagem, pode ser necessário aumentar as rotações do motor antes de trocar de marcha para garantir mais potência.

É importante lembrar que cada veículo tem suas próprias características e é sempre bom consultar o manual do proprietário para obter informações específicas sobre a troca de marchas.

Aprenda o passo a passo em forma de texto com nosso E-BOOK (CLIQUE AQUI)

Lembre-se de sempre seguir as instruções do examinador e manter a calma durante o exame. Boa sorte!