Como funciona os Componentes Eletrônicos e para que servem

Os componentes eletrônicos são fundamentais para o bom funcionamento dos circuitos. Eles são responsáveis ​​por definir os níveis de corrente e tensão para que o circuito possa atingir objetivos específicos.

Os componentes eletrônicos são fundamentais para o bom funcionamento dos circuitos. Eles são responsáveis ​​por definir os níveis de corrente e tensão para que o circuito possa atingir objetivos específicos.

Tensão elétrica, também conhecida como diferença de potencial, é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos ou a diferença em energia potencial elétrica por unidade de carga elétrica entre dois pontos. Sua unidade de medida é o volt – homenagem ao físico italiano Alessandro Volta.

Corrente elétrica é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica ou o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades. Tal deslocamento procura restabelecer o equilíbrio desfeito pela ação de um campo elétrico ou outros meios.

Resistência elétrica é a capacidade física de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada, capacidade calculada pela Primeira Lei de Ohm, e, segundo o Sistema Internacional de Unidades, é medida em ohms.

Resistor

Um resistor ou uma resistência é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica por meio do efeito joule, ora com a finalidade de limitar a corrente elétrica em um circuito.

Capacitor

Capacitor é um dispositivo capaz de acumular cargas elétricas quando uma diferença de potencial é estabelecida entre seus terminais. A capacitância dos capacitores, por sua vez, é a medida de quanta carga o dispositivo é capaz de acumular para uma determinada diferença de potencial.

Diodo semicondutor

Diodo semicondutor é um elemento ou componente eletrônico composto de um cristal semicondutor de silício ou germânio numa película cristalina cujas faces opostas são dopadas por diferentes materiais durante sua formação, o que causa a polarização de cada uma das extremidades.

Transistor

Um transistor tem duas funções básicas: amplificar a corrente ou impedir que ela passe.

Quando na função amplificador, o transistor é alimentado por uma corrente de entrada baixa, amplificando-a, resultando em uma corrente de saída de maior intensidade

Os transistores também podem funcionar como interruptores, ligando ou desligando a corrente elétrica em um circuito: da mesma forma como eles são capazes de amplificar a corrente elétrica, eles também são capazes de atenuá-la, e esse processo pode ocorrer em uma grande velocidade (os transistores atuais fazem isso bilhões de vezes por segundo).

Circuito integrado

Em eletrônica, um circuito integrado, chipe, microchipe ou nanochipe, é um circuito eletrônico miniaturizado sobre um substrato fino de material semicondutor. Os circuitos integrados são usados em quase todos os equipamentos eletrônicos usados hoje e revolucionaram o mundo da eletrônica.